MULHER BONITA E SARADA TEM DESEJO SEXUAL GARANTIDO?
Para falarmos de desejo sexual e padrões de beleza, devemos nos situar a partir do contexto histórico e analisar como estes dois temas se correlacionaram até a atualidade.
No ocidente, os padrões estéticos corporais, ou o comportamento de busca por um corpo desejável, guardam uma relação direta com a evolução das vestimentas. Aquele que não se adequar ao padrão estabelecido na coleção da moda, não lhe é recomendado usar. (GOLDEMBERG; RAMOS, 2002 p. 28) O que hoje nomeamos como “moda” teve seu inicio aproximadamente na década de 1820, na França, onde se iniciou a produção em grande escala, de vestimentas novas com preços baixos, sob os padrões ingleses. Entretanto, foi por volta de 1860, época em que o uso de maquinas de costura começou a surgir que o comércio do vestuário se incrementou. As técnicas de produção começaram a se desenvolver mais e melhor, diminuindo custos e ampliando tanto a produção, como a qualidade dos produtos. (VARGAS, 2008).
A moda do vestuário proporcionou que os indivíduos se observassem, avaliassem as aparências uns dos outros, e também atribuíssem valores de beleza, morais e sociais.
O desenvolvimento da moda favoreceu a observação do outro e a auto-observação, fazendo com que os indivíduos se exibissem uns aos outros, despertando curiosidade e desejo.
Inicia-se através da transformação das vestimentas, um regulador da imagem corporal, uma vez que cada vestimenta diferente exigia algumas adequações corporais para usá-la. Como por exemplo, cortes e tonalidade de cabelos, calças justas, vestidos marcantes. É possível verificar que o comportamento atual de cuidados com a aparência feminina tem suas raízes na historia do desenvolvimento humano e social. Já nossa