mercado de trabalho
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar e analisar os dados obtidos através de uma pesquisa qualitativa e quantitativa a respeito do perfil dos administradores atuantes no mercado Sergipano. Desta forma, analisar o perfil de formação do administrador e manifestar a dinâmica de mudanças que, por sua vez, decorre das áreas atuantes e do processo de aprendizagem no dia-a-dia da organização e em qualquer situação da vida. Bem como, identificar a abertura do mercado futuro na percepção daqueles que atuam no mercado presente, podendo assim, produzir as condições necessárias para melhor adaptação às condições de mudanças no ambiente de interno e externo para conhecer e compreender os fenômenos que envolvem cada processo e situação em que atuam como forma de superar os limites e vencer as barreiras, presentes e futuras.
A função administrativa busca continuamente a prosperidade e a organização não apenas no ambiente de trabalho bem como, na vida pessoal. Administrar é conduzir as coisas ao caminho desejado cuidando de planejar, organizar, liderar e controlar recursos a fim de obter a consecução dos objetivos almejados de modo eficiente e eficaz.
O futuro da administração está intimamente ligado à quebra de barreiras e obstáculos, advindos da continua mudança de mercado e ao surgimento de novos desafios tecnológicos e principalmente de convívio social e a relação com o meio ambiente.
Desta forma, cabe aos acadêmicos e estudiosos a tarefa de chegar ao futuro, repleto de conhecimento, habilidades e atitudes que sejam capazes de vencer os obstáculos impostos pelo mercado de trabalho e pela sociedade, levando as empresas ao sucesso. Assim, a importância do administrador para a empresa do futuro está em compreender e estudar a administração como ciência aproveitando o máximo a academia para que assim chegue ao mercado de trabalho e a empresa sabendo dirigi-la profissionalmente, administrando as variáveis internas e externas com empenho e desenvoltura