Muitos Imigrantes Chegaram Ao Brasil
Entre 1830 a 1930, aproximadamente quatro milhões de pessoas entraram no Brasil, vindas de vários países, como Itália, Alemanha, Espanha, Portugal, Polônia e muitos outros. Também chegaram muitos japoneses. A maior parte desses imigrantes era formada de italianos.
As pessoas que vieram para o Brasil nesse período estavam fugindo da pobreza em que viviam.
Na Itália e na Alemanha, por exemplo, os camponeses viviam sempre endividados, pois não conseguiam bons preços para os produtos que vendiam. Faltava emprego para os trabalhadores nas cidades.
Em 1850, o governo brasileiro proibiu o comércio de escravos vindos da África. Naquela época, as plantações de café estavam se espalhando pelo interior de São Paulo. Sem escravos o suficiente, começou a faltar gente para trabalhar nos cafezais, então era necessário trazer trabalhadores livres para os cafezais.
Os fazendeiros de café de São Paulo, com o auxilio do governo, fundaram várias sociedades que se encarregaram de trazer trabalhadores para o Brasil, isto chamou a atenção dos imigrantes, nos países da Europa, essas sociedades distribuíam folhetos prometendo terra aos que viessem para cá e facilidade de ganhar dinheiro. Foi atrás desse sonho que muita gente embarcou para o Brasil.
Os imigrantes vendiam seus pertences
Para viajar para o Brasil os imigrantes tinham que vender seus pertences para poder comprar suas passagens, algumas pessoas tinham suas passagens pagas pelo governo paulista e viajavam na terceira classe dos navios.
Os navios que transportavam essas pessoas
As viagens eram lentas naquela época devido aos navios que eram movidos á vela, com o desenvolvimento do transporte, as viagens começaram a ser feitas em navios a vapor. Eram embarcações movidas pela queima do carvão mineral. Com os vapores, as viagens ficaram bem mais rápidas.
Eram encontradas muitas dificuldades nas viagens ao