muica grega
Dentre os povos antigos, foram os Gregos que mais se destacaram pelo amor e cultivo das artes. Eles se destingiram não só no campo da ciência e da filosofia, mas também nos esportes e nas artes, bem como na pintura, escultura, arquitetura, música, poesia e teatro. Entretanto, a música, o teatro e os esportes faziam parte essencial da educação da juventude.
Como toda música antiga, a grega era MONÓDICA (uma só voz), escrita com letras do alfabeto. Sua escala era baseada em TETRACORDES, que recebiam o nome de MODOS. Estes adquiriram nomes diferentes conforme as regiões da Grécia, em que predominavam Os principais são MODO DÓRICO,
FRÍGIO E LÍDIO.
Modo DÓRICO (MI – FÁ – SOL – LÁ – DÓ – RÉ – MI) – Platão considerava o modo solene e gracioso, por despertar a virtude e a coragem.
Modo FRÍGIO (RÉ – MI – FÁ SOL – LÁ – SI - DÓ– RÉ) – Este modo, materialista e sensual, favorecia a impetuosidade e a orgia.
Modo LÍDIO (DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ) – Afável, doce e sensual, e era usado nos cantos juvenis, favorecia a educação, despertando o gosto pelo belo e pelo puro.
“Música” deriva diretamente da palavra grega mousa que no plural designa as nove “musas”, filhas de Zeus e Minemósine – a memória -, deusas inspiradoras das artes em geral e da música em particular. A origem da música grega e dos instrumentos musicais era situada pelos gregos em um longínquo passado místico, entre os próprios deuses. À música, eram atribuídos poderes mágicos: além da capacidade de atuar nos corpos e nos espíritos, era capaz de encantar os animais e operar milagres na própria natureza.
Instrumentos: