Muflas terminais
São equipamentos destinados a restabelecer a condições de isolação da extremidade de um condutor isolado de média tensão, quando este for conectado a um condutor nu.
As muflas e terminações têm a finalidade de garantir a deflexão do campo elétrico, obrigando a que os gradientes de tensão radial e longitudinal se mantenham dentro de determinados limites.
São encontradas normalmente no mercado muflas do tipo com corpo de porcelana, termocontrátil , para instalações internas ou externas, e terminações com fitas especiais, próprias para instalações internas
Estes equipamentos são normalmente encontrados nos terminais dos cabos isolados de alimentação subterrânea das cabines primárias de energia.
Dos equipamentos que fazem parte da entrada de energia subterrânea, em média tensão, é o que tem a maior probabilidade de defeito, devendo passar por medições de isolamento periódicas. Estas medições dirão as condições em que se encontram estes equipamentos, que em caso de defeitos deverão ser substituídos imediatamente.
Mufla terminal primária ou terminação é um dispositivo destinado a restabelecer as condições de isolação da extremidade de um condutor isolado quando este é conectado a um condutor nú ou a um terminal para ligação de equipamento.
ã
o/Terminal
A Mufla (terminação/terminal) constitui um sistema simples e rápido para terminar cabos de potência com isolação extrudada, unipolar ou tripolar até 35kV e seção até 630mm² (1250 MCM)
Características:O sistema modular dos componentes, permite variar o comprimento da linha de fuga tornando a mufla(terminal) adequado às tensões de 5 a 35kV.Composto de tubo de alívio de campo elétrico (TVR) em EPDM, cobertura de aterramento e saias isolantes em borracha à base de silicone.
Aplicação:Instalação em espaços limitados, ambientes internos, externos, áreas poluídas ou de elevada salinidade.Pode ser montado na posição invertida.Resistente a radiação UV, ao trilhamento (tracking) e à