Muflas terminais
Introdução
Mufla terminal primária ou terminação é um dispositivo destinado a restabelecer as condições de isolação da extremidade de um condutor isolado quando este é conectado a um condutor nu ou a um terminal para ligção de equipamento.
Há uma grande variedade de muflas ou terminações . Porem as mais antigas são as muflas constituídas de um corpo de porcelana vitrificada com enchimento de composto elastométrico e fornecidas com kit que contém todos os materiais necessários á sua execução.
Este tipo de mufla pode ser singelo ou tifásico. O primeiro destina-se ás terminações dos cabos unipolares (muflas terminais singelas) enquanto o segundo tipo é utilizado em cabos tripolares (muflas terminais trifásicas). Podem ser utilizadas tanto ao tempo quanto em instalações abrigadas. A Fig. 3.1. mostra a parte experna de umamufla singela, enquanto a Fig. 3.2. mostra os componentes internos e externos da mesma mufla.
Atualmente , as terminações constituídas de material contrátil a quente ou a frio têm sido utilizadas com muito sucesso em substituição ás tradicionais, porem eficientes, muflas de corpo de porcelana. A simplicidade da emenda e a facilidade de sua execução, alem da compatibilidade de preço, fazem das terminações contráteis um produto altamente competitivo. Atualmente as terminações ganharam o mercado substituindo praticamente o uso das muflas convencionais. A Fig. 3.3 mostra a vista externa de uma terminação termocontrátil de fabricação da raychem. Já a Fig. 3.4. revela os diversos componentes utilizados na confecção de uma terminação termo contrátil que também pode ser empregada em cabos tripolares, conforme é indicado na Fig. 3.5. São particularmente utilizadas na conexão direta entre condutores e equipamentos, tais como dijuntores, transformadores, chaves, etc. Para ilustrar essa aplicação pode-se observar a Fig. 3.6.
DIELÈTRICO
Dielétrico é um meio isolante q se intercala entre duas superfícies condutoras