Cenoura
* Nome Popular: : Cenoura, cenoira ou cenoura-selvagem * Nome Científico: Daucus carota * Sinonímia: Carota sativa, Caucalis carota, Caucalis daucus, Daucus carota carota * Família: Apiaceae - Umbelíferas * Divisão: Angiospermae * Origem: Europa e Ásia * Ciclo de Vida: Anual
D ificilmente o prato favorito de Pernalonga precisa de uma descrição, já que as cenouras são bem conhecidas e amadas por crianças e jovens de todo o mundo. Os benefícios das cenouras são lendários. Com certeza sua mãe também lhe disse que comer cenouras faz os olhos ficarem bonitos e melhora a visão e acuidade visual.
A cenoura é a principal hortaliça em que a parte comestível é a raiz. Ela é originária da Europa e da Ásia, onde é cultivada há mais de dois mil anos, como um alimento importante. Sua raiz é do tipo tuberosa, sem ramificações, podendo ser longa, média ou curta, de formato cilíndrico ou cônico e coloração geralmente alaranjada, mas que pode ser branca, amarela, vermelha e roxa. O caule é pouco perceptível e situa-se no ponto de inserção das folhas, as quais são pubescentes e bastante recortadas, podendo exibir um comprimento de 30 a 50 cm. A inflorescência típica é do tipo umbela, podendo ser terminal ou primária, composta de flores brancas. As principais cultivares são a Nantes, Kuroda, Flaker, Chantenay, Danvers, Brasília, Kuronan, Tropical, Prima, Nova Carandaí, Harumaki Kinko Gossum e Alvorada.
É uma planta de consumo recomendado por médicos e especialistas, devido ao seu alto valor nutricional, sendo rica em betacaroteno, além de fibras, minerais e antioxidantes. O betacaroteno é um dos responsáveis por sua cor alaranjada e é um importante precursor de vitamina A no organismo. As cenouras podem ser consumidas in natura, raladas ou fatiadas em saladas frescas. Podem ser processadas para a produção de sucos, tortas ou misturadas com iogurte. Também são apreciadas cozidas, ensopadas, em suflês e outros pratos salgados.
Ela é