Cenoura
A cenoura, Daucus carota L., apresenta uma raiz pivotante, tuberosa, lisa e sem ramificações. Entre as hortaliças cujas partes comestíveis são as raízes, a cenoura é a de maior valor econômico. Destaca-se pelo valor nutritivo, sendo uma das principais fontes de pró-vitamina A (beta-caroteno).
2 - CONDIÇÕES CLIMÁTICAS IDEAIS DE CULTIVO
A cenoura germina em uma faixa de temperatura variável entre 8 e 30ºC. Para o desenvolvimento ideal das raízes, a variação de temperatura é de 15 a 21ºC. Em condições de temperatura inferior a 15ºC as raízes são mais finas e compridas, e acima de 21ºC são curtas e grossas.
No Brasil as maiores áreas produtoras estão na região sul e sudeste.
3 - CULTIVARES E ÉPOCAS DE PLANTIO
Grupo Nantes: é considerado como padrão comercial de raízes de cenoura no brasil, devido à preferência por raízes cilíndricas, lisas e de cor alaranjada intensa. É suceptível às queimas das folhas causadas por Alternaria dauci e Cercospora carotae. Assim a melhor época de plantio é do outono ao inverno.
Grupo Kuroda: cenouras de formato cônico, que se adaptam bem às condições de pluviosidade e temperaturas elevadas; portanto são indicadas para o cultivo na primavera ou verão.
Grupo nacional: as cultivares nacionais Brasília e Kuronan, são boas opções para o cultivo da cenoura de primavera ou verão, pois apresentam elevada resistência à queima das folhas, aliada a formato cilíndrico de raizes.
4 - PREPARO DO SOLO
Como a parte comercial são as raízes, o preparo do solo é muito importante para que elas se desenvolvam adequadamente e sem deformações.
Normalmente, o preparo do solo consta de uma aração e duas gradagens. Após a última gradagem, e estando o solo bem preparado, o passo seguinte é a construção dos canteiros com o sulcador.
4.1 - Canteiros
Os canteiros mais largos e baixos são utilizados quando se cultiva em época seca, sendo de 1,0 a 1,2m de largura e cerca de 15-20cm de altura. A irrigação é por