Mudanças urbanas no rn no inicio do século xx
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ-CERES
DEPARTEMENTO DE HISTÓRIA-DHC
CURSO DE HISTÓRIA-LICENCIATURA
DISCIPLINA: HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO NORTE II
DOCENTE: Almir Bueno
DISCENTE: Jéssica Alves Cardoso Franciélio j.F. Gomes
Maiara Brenda Rodrigues de Brito
A relação entre as mudanças urbanas e a situação social no Rio Grande do Norte
CAICÓ-RN
2013
No RN a mudança no mundo urbano é de caráter perceptível só em Natal. A economia algodoeira do interior revitalizou o movimento do porto da cidade. Esse movimento econômico desenvolveu o comércio, principalmente no bairro da Ribeira, mas “toda” a cidade foi beneficiada. Saneamento foi feito em algumas ruas; as principais casas comerciais nos bairros da Ribeira e da Cidade Alta prosperavam, bondes trilhavam as ruas calçadas, criavam-se novos serviços urbanos.
Na capital, em especial a classe que compunha a elite política e econômica desfrutava dos benefícios tecnológicos produzidos pela ciência moderna, visto que o estado potiguar desenvolvia-se em um contexto de grande contradição e desigualdade social, caso também contestado pelo alto índice de analfabetismo. Quanto ao interior, vemos a partir do texto que a população vivia abandonada, esquecida pelo poder central. Lá, para quebrar a rotina só mesmo a invasão de bandos de cangaceiros que assaltavam as pequenas cidades interioranas.
Contudo, não se pode esquecer que esses bandos de homens armados que rasgavam os sertões nasceram ligados aos chefes de grandes parentelas ou políticos, para ajudar na proteção das fazendas. Portanto o símbolo do atraso surgiu da necessidade dos coronéis de possuírem suas próprias forças armadas para defender interesses privados. O combate oficial aos cangaceiros se deu a partir de 1911, quando chefes políticos de dezessete municípios da ribeira do cariri ( ceará), lavraram um documento, “ fé política” no qual acordaram que “ a bem do moral e da ordem os chefes