Mudanças culturais e festas no brasil em 1808
João Machado nº14 Lorenzo Tocci nº15 Vitor Luis nº 34
Em 29 de Novembro de 1807 a Corte portuguesa (família real e nobres portugueses) foge ao Brasil em busca de refugio, alias Napoleão Bonaparte estava marchava rumo a Portugal pelo fato de que os portugueses desrespeitaram o Bloqueio Continental imposto por Napoleão que impedia o comércio com vários países inclusive a Inglaterra, grande parceiro econômico de Portugal.
No dia 8 de março de 1808 a Corte portuguesa chega ao Rio de Janeiro. Com a chegada de 15 mil portugueses e a necessidade de alteração da relação Portugal e Brasil que com a liberação das indústrias e importação de produtos finda o Pacto Colonial.
As primeiras e mais importantes mudanças realizadas pela família Real foram: fundação do Banco do Brasil, criação da Imprensa Régia e a autorização para a publicação de jornais ,a abertura de escolas como as de medicina na Bahia e no Rio de Janeiro ,a vinda da Missão Artística Francesa , e a fundação da Academia de Belas-Artes criação da Biblioteca Real , do Jardim Botânico e do Museu Real.
Mudanças Culturais:
Sem dúvida, a vinda de D. João deu um grande impulso à cultura no Brasil.
Com a criação de novas entidades como o Arquivo Central, que reunia mapas e cartas geográficas do Brasil e projetos de obras públicas, a Imprensa Régia e o surgimento da Gazeta do Rio de Janeiro. Logo vieram livros didáticos, técnicos e de poesia. Em janeiro de 1810, foi aberta a Biblioteca Real, com 60 mil volumes trazidos de Lisboa.
Criaram-se as Escolas de Cirurgia, a Aula de Comércio e Academia Militar e a Academia Médico-cirúrgica. A ciência também ganhou com a criação do Observatório Astronômico, do Jardim Botânico e do Laboratório de Química.
Em 1813, foi inaugurado o Teatro São João. Em 1816, a Missão Francesa, composta de pintores, escultores, arquitetos e artesãos, chegaram ao Rio de Janeiro para criar a Escola de Belas-Artes. Em 1820, a Real