Mudanças comportamentais
Núcleo de Educação a Distância- NEAD
Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública
Reposição: CULTURA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Aldir César Melo
Pinheiro
2013
QUESTÃO 01.
Discorra acerca das mudanças observadas nas organizações contemporâneas, tomando como ponto de referência o conceito de territorialização.
Um dos fenômenos em curso nas organizações públicas brasileiras, e como expressão dos ciclos de mudança organizacional, destaca-se o da emergência dos valores gerenciais, ora em contraste, ora em processo de acomodação em relação aos padrões culturais tradicionais. O cenário em que essas transformações têm lugar é o das reformas do Estado e da sua administração – estrutura e processos organizacionais. Essa abordagem tem por finalidade não somente evidenciar a natureza processual e histórica das mudanças que atingem a Administração Pública, mas salientar, em consequência disso, os pressupostos que subjazem a esses ciclos de reforma, os traços culturais, e os elementos específicos do arranjo governamental brasileiro, que influenciam as práticas de gestão no âmbito de cada organização, independentemente do nível de governo que se tome como referência de análise.
A motivação das transformações em organizações públicas permite destacar um “duplo desafio”: * Tensões externas, que os autores denominam “de cima”, atribuídas ao fenômeno da globalização; e tensões internas “de dentro”, representadas pelo “problema crescente de legitimidade” em larga medida decorrente da redução da oferta de serviços públicos à sociedade.
No caso da territorialização brasileira, um dos eixos de impulso para a transformação é, de fato, o próprio estágio de desenvolvimento experimentado pela sociedade contemporânea, que impõe ao Estado novas e por vezes contrastantes demandas (FINGER; BRAND, 2001).
Pereira (1999a; 1999b) destaca outro vetor que não pode ser desvinculado deste contexto, é o modelo da Administração Pública Gerencial (APG),