Trabalho t.g.a
R: Vem de manus, que significa mão. Antigamente significava adestrar um cavalo nas suas andaduras. Como o cavaleiro que utiliza rédeas, espora chicote e adestramento desde o nascimento para impor sua vontade ao animal, e o capitalista empenha-se, através da gerência em controlar. E o controle é de fato o conceito fundamental.
O Administrador hoje tem que saber incentivar seus funcionários, passar confiança, mais manter o controle.
2- Como teórico Lyndall Urwick explica o controle da natureza histórica do problema da gerência?
R: O controle baseava-se na obediência que os costumes da época exigiam dos funcionários e diaristas ao homem que os contratava para o servirem. Tinha que obter ou exigir de seus “empregados” um nível de obediência e de cooperação que lhe permitissem exercer controle. 3- O que foram as guildas e como funcionavam?
R: As guildas eram uma associação de mutualidade, formada na Idade Média, entre as corporações de operários, comerciantes e artesões. Elas fortaleceram a hierarquia do mestre, do aprendiz e do jornaleiro, e também regularam as horas de trabalho, salários, preços, número de aprendizes e territórios de vendas.
4 - Como surgiu o capitalismo industrial?
R: O capitalismo já existia e só foi possível haver um capitalismo industrial apartar da revolução industrial está sendo considerada na inglaterra principal foco em meados do séculoXVIII onde se entendeu que as maquinas eram realmente indispensáveis para o homem e que davam muito lucro com menos mão de obra , dai se adotou o termo capitalismo industrial .
5- Como surgiu o problema da gerência de forma rudimentar?
R: Através da guildas que eram pequenas unidades de produções e o trabalho era controlado pelos próprios produtores e os familiares que exerciam as funções de acordo com suas vontades, daí então sugiram os conflitos por falta de gerência.
6-Por que o capitalista