mudanças climáticas
Aluno: Israel de Santana Mota Turma:2822 Turno: Matutino
Professor: Severiano Joseh Disciplina: Geografia.
Reflexões sobre o debate
Nos últimos anos, os grandes veículos de comunicação tem difundido teorias sobre um possível aquecimento que o planeta teria. Essas concepções são baseadas nos seguintes postulados: aumento da temperatura do planeta, o crescimento de casos de catástrofes naturais e o agravamento do efeito estufa que resultou no desequilíbrio energético do planeta. No entanto a ideia de que o planeta está passando ou vai passar em futuro próximo por um aquecimento é constantemente refutada por diversos cientistas.
O antagonismo gerado entre essas duas teorias apresenta um grande dilema para a sociedade atual, pois se a primeira opção estiver correta a população, a grande indústria e os agentes políticos deverão mudar radicalmente a sua relação com o planeta mas se a segunda alternativa for a verdadeira deverá mudar a sua postura em relação ao cuidado com a Terra mas nada que necessite ser imediato/ radical.
Para chegarmos a conclusão de qual teoria se aproxima mais da verdade, devemos analisar os seguintes fatos: Interesses obscuros por trás dessas teorias, o vazamento de conversas entre cientistas University of East Anglia.
O doutor em Climatologia, Ricardo Augusto Felício, diz que existe um interesse econômico por trás da teoria do aquecimento. Segundo ele a proibição do CFC por HCFC foi motivada por interesses mercadológicos uma vez que a proibição iria provocar a substituição dos produtos que continham CFC por novos com HCFC, porém, esses dois componentes químicos são gazes nocivos à camada de ozônio, ou seja, a mudança em nada tinha a ver com proteção ao planeta.
Em 2009 e-mails de cientistas como o do professor Phil Jones vazaram. Estas conversas tratavam sobre o forjamento de dados sobre a influência humana no 'aquecimento global', ou