Mudanças Climáticas e SAÚDE
TEXTO OPINATIVO
Jozéli Fernandes de Lima
Santa Maria, RS, Brasil
2014
MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SAÚDE
Jozéli Fernandes de Lima
Texto opinativo do artigo Mudanças Climáticas e saúde, apresentado à disciplina de Saúde Ambiental, Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS) como trabalho científico do grau de Graduação do curso de Enfermagem.
Orientadora: Professora Verginia Margareth Possatti Rocha
Santa Maria, RS, Brasil
2014
TEXTO OPINATIVO
Disciplina SDC 1002 – Saúde Ambiental
Curso de Enfermagem
Universidade Federal de Santa Maria
MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SAÚDE
AUTORA: JOZÉLI FERNANDES DE LIMA
O primeiro informe científico sobre mudança climática e saúde foi publicado pela OMS. Os problemas de saúde humana associados à mudança climática podem não ter sua origem necessariamente nas alterações climáticas, mas sim, nas alterações que a Terra pode sofrer a partir dela. Além disso, mudanças climáticas tem um impacto desproporcional sobre as populações pobres e vulneráveis, que não dispõem de meios para se protegerem.
Dados e conclusões dos Grupos de Trabalho do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) indicam que as atividades humanas têm responsabilidade sobre o problema. Analisados alguns cenários futuros, dentre as conclusões destacam-se: surgimento de doenças e mortes prematuras; países pobres e população de baixa renda mais atingidos, entre outros.
É necessário que o setor de saúde se prepare aos efeitos da mudança do clima e esteja preparado para proteger a saúde da população, protegendo-a e adaptando-a dos riscos relacionados com clima
A RIO-92, visava assegurar a estabilização da concentração de gases de efeito estufa da atmosfera em um nível que evite a interferência antrópica perigosa no sistema climático do planeta. Além disso, deve