Mudança de Apreçamento
A mudança no apreçamento do Danoninho teve um reflexo em várias dimensões do mercado, afetando os varejistas, a concorrência e os consumidores finais, assim sendo, gostaria de salientar os prós e contras dessa mudança, inclusive no que tange a própria Danone.
Danone
Prós - Possibilidade de alcançar os consumidores de baixa renda, expandindo o consumo nas classes C e D.
Contra - Necessidade de grande investimento nos diversos canais de distribuição, ainda mais quando se depara com as limitações dos pequenos varejistas.
Concorrência
Prós - Possibilidade de seguir a mesma estratégia adotada pela Danone, atraindo as camadas sociais de baixa renda, dividindo essa fatia do mercado.
Contra - Necessidade de competir num segmento em que a Danone é líder de mercado, onde o consumidor já reconhece o valor da marca.
Varejistas
Prós - Possibilidade de comercializar um produto específico para as classes C e D, gerando uma margem considerável de lucro a médio e longo prazo, uma vez fidelizando o consumidor.
Contra - Impossibilidade de flexibilizar o preço, não podendo com isso aumentar de imediato sua margem de lucro.
Consumidores finais
Prós - Possibilidade de ter acesso a um produto de bastante qualidade por um preço acessível.
Contra - Possibilidade do aumento do preço dos potes com duas unidades, tornando o produto caro se comparado com a cartela com 8 unidades.
Possíveis posições dos pequenos varejistas frente à mudança
Os pequenos varejistas tem uma importância muito grande para a indústria, é uma oportunidade de chegar mais próximo ao consumidor de baixa renda. A estratégia da Danone de lançar um pote duplo de Danoninho a um preço fixo tem como foco o pequeno varejo, e consequentemente atingir as classes C e D.
O pequeno varejo é um canal estratégico de distribuição, entretanto existem