Mudança da matéria
SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Trabalho apresentado à disciplina de Química Analítica do 1° Semestre do Curso técnico em química do CEEP.
Docente: Profº Ivan.
Arapoti
2013
Mudanças de estado físico da matéria
Os estados físicos da matéria são tidos como o estado de agregação da mesma. São influentes no comportamento dessa matéria em determinada reação, e estão classificados em três tipos: * Sólido: é o mais estável, nele as moléculas estarão dispostas uma junto da outra, sem agitação. * Líquido: neste, as moléculas já se encontram mais desorganizadas e com certa agitação. * Gasoso: é o estado mais instável, as moléculas se dispõem distantes, desorganizadas e com movimento intenso.
Quando um corpo recebe calor, pode haver mudança de fase. Esse calor necessário para realizar a mudança é próprio de cada material e se chama calor específico.
As mudanças de estado físico
Imagem: Reprodução
Fusão: acontece nesse processo a passagem do estado sólido para o líquido. O solido vai recebendo calor continuamente, assim vai aumentando sua temperatura. Em determinado momento, quando se atinge o ponto de fusão, temperatura ideal para que isso ocorra, a temperatura permanece constante e o sólido começa a derreter, vale salientar que durante o processo, existirá um momento contendo as duas fases, até tudo se transformar em líquido. Quando todo ele já se encontra no estado líquido, a temperatura voltará a subir. Ex: pedra de gelo em processo de derretimento.
Solidificação: processo inverso à fusão, ou seja, nele o líquido vai se transformar em sólido. Se começarmos a tirar calor do líquido, ou seja, resfriá-lo, a temperatura irá baixar até certo momento onde o ponto de solidificação terá sido atingido, e então a temperatura será constante, iniciando-se o processo em que o líquido começará a solidificar-se. Assim como o processo anterior, existirá o momento onde os dois estados de agregação irão existir. Quando