Mudando para cloud
As tecnologias fundamentais para a viabilização da computação em nuvem — virtualização, automação, e portais de usuários — têm estado por toda parte por muitos anos.
Migrar para a computação em nuvem envolve alavancar esses recursos a fim de criar uma infra-estrutura altamente dinâmica e flexível.
Transição para a nuvem
Uma abordagem incremental permite implementar a computação em nuvem enquanto evita ruptura e minimiza riscos. Comece a implementação em um ambiente de teste. Isto dará tempo para você e a sua equipe se familiarizar com o funcionamento de uma nuvem sem afetar os sistemas críticos no data center.
Algumas empresas começam criando um ambiente de desenvolvimento que permite que a equipe teste a funcionalidade da nuvem. Outras companhias fornecem um portal self-service com provisionamento automatizado para acessar seus ambientes virtualizados tradicionais.
Como nem todos os serviços são candidatos apropriados para rodar em nuvem, você provavelmente continuará a gerir os ambientes tradicionais e em nuvem – e potencialmente, recursos de nuvem pública também.
Reformular Processos e Estruturas Organizacionais
Ao longo dos anos, muitas organizações de TI desenvolveram e aperfeiçoaram os processos de melhores práticas em disciplinas de TI. Você pode aproveitar esses processos para acomodar a computação em nuvem.
E por meio da automação, garantir a utilização de muitos desses processos. Tenha em mente, no entanto, que talvez você precise modificar os seus processos de modo que eles estejam mais sintonizados com o ambiente de nuvem.
Ao modificar o seu processo de mudança para incluir pré-aprovações para certos tipos de mudanças — por exemplo, o provisionamento automático de configurações padrão do servidor — você pode eliminar atrasos na resposta a solicitações de muitos