cloud computing startup
Segundo Taurion, cloud computing não é uma revolução tecnológica. “Não se trata de uma revolução, mas de uma evolução de diversas tecnologias que foram evoluindo. Entre 2006 e 2007, empresas como Google e Amazon cresciam muito rápido e puderam apresentar o conceito. É um ambiente extremamente automatizado, padronizado e virtual, sem necessidade de interferência humana”.
Essa adaptação de recursos modernizou o modo de processar informações e tornou o cloud computing interessante e audacioso, segundo Vilaça: “Todo processamento era centralizado nos servidores e tudo era redistribuído. Com a expansão da Internet, a tecnologia foi remodelada para servidores ligados a uma rede interna. O conceito também migrou para qualquer pessoa que se conecte e rompeu com as barreiras da web”.
Nascimento nebuloso
Com as velocidades de conexão avançando cada vez mais após a bolha da Internet, a rapidez se transformou em um ponto fundamental para as novas tecnologias. “O mercado exigia velocidade de respostas. E nos ambientes corporativos, as tecnologias de sempre já não estavam mais funcionando. A partir daí, surgiram provedores de nuvem públicos, como os da Amazon, que apareceram em 2006. Para pequenas empresas, foi um grande atrativo, já que a tecnologia se mostrava muito mais econômica. E as grandes corporações viram que também poderiam investir no conceito. Hoje, o conceito de cloud não é mais curiosidade. Essa fase