Biopsia Hepática
Biópsia Hepática
O que é?
A biópsia do fígado é uma pequena operação cirúrgica na qual um pedacinho de tecido hepático é retirado com uma agulha para exame microscópico. Geralmente, esse procedimento é solicitado pelo médico depois de outros exames, tais como de sangue, terem indicado que o fígado talvez não esteja funcionando normalmente. Uma biópsia é a melhor maneira de examinar o tecido hepático a fim de confirmar se o fígado se encontra saudável ou apresenta sinais de lesão ou doença.
Indicações
A biópsia do fígado é indicada para diagnosticar a causa da doença crônica do fígado, bem como para estadiar (verificar o grau de evolução) tais doenças. Pode ser também utilizada para diagnosticar tumores no fígado vistos em exames por métodos de imagem. Em muitos casos, suspeita-se de doença hepática de causa específica, baseada em exames de sangue. Mas a biópsia não somente confirma o diagnóstico, mas também determina o volume de danos causados ao fígado. A biópsia é frequentemente utilizada após transplantes para determinar a causa de exames elevados, permitindo não somente determinar se existe rejeição do órgão transplantado e graduar sua gravidade, mas também diferenciar rejeição de várias outras causas de alteração de exames nesses pacientes.
Preparo
Antes da biopsia hepática faz-se um exame de sangue para certificar se o sangue do paciente coagula normalmente. É feita uma checagem dos medicamentos que ele esta tomando para que não sejam ingeridos anticoagulantes antes do exame. O cliente não poderá ingerir absolutamente nada em no mínimo 8 horas antes do exame. E é necessário um acompanhante para guiar o paciente apos o exame.
Assistência de Enfermagem
Antes
Confirmar a solicitação do exame no prontuário do paciente;
Comunicar/Orientar o paciente/família sobre o exame;
Conferir o jejum e suspensão de alguns medicamentos;
Conferir os exames laboratoriais;
Avaliar a necessidade de