Mudancas climaticas em Mocambique
No contexto de debates e avaliação de mudanças climáticas, têm sido consensual que este fenómeno tem vindo a agravar os níveis de pobreza já existentes a nível planetária. Contudo, alguns países são mais vulneráveis que os outros, verificando uma maior fragilidade dos países em vias de desenvolvimento em enfrentar e conviver com este fenómeno natural, como são o caso de Moçambique.
Com efeito, isto se deve a fragilidade que alguns sectores de relevante importância para economia nacional têm em resultado das mudanças climáticas (ex. Agricultura, saúde, vias de acesso) e a sua limitada capacidade humana, institucional e financeira de antecipar e responder directa ou indiretamente os seus efeitos. Ainda, o exemplo mais evidente da incapacidade e adaptação a eventos climáticos extremos foi o das cheias de 2000, refletindo-se numa atitude menos preventiva, e mais reactiva na activação dos mecanismos de gestão de desastres naturais.
O presente artigo visa revelar de forma teórica os impactos e indicadores das mudanças climáticas em Moçambique. Especificamente:
Define mudanças climáticas;
Identifica os indicadores que revelam a existência de mudanças climáticas em Moçambique;
Identifica os impactos das mudanças climáticas em Moçambique;
O trabalho apresenta três secções. A da introdução, a do desenvolvimento que se refere as Mudanças Climáticas: Indicadores e Impactos em Moçambique e das conclusões. Entretanto, a segunda secção, a do desenvolvimento, está estruturada de acordo os objectivos específicos definidos. Assim: o ponto 2.1 apresenta definições do fenómeno mudanças climaticas; no ponto 2.2 se identificam os indicadores que revelam a existência de mudanças climáticas em Moçambique e; finalmente o ponto 2.3 Identifica os impactos das mudanças climáticas em Moçambique.
2.Mudanças Climáticas: Indicadores e Impactos em Moçambique
2.1. Definições de mudanças climáticas
Através de dados do terceiro relatório (TAR), realizado por