Mudanasocial 120424115008 Phpapp02
690 palavras
3 páginas
MUDANÇA SOCIALToda a transformação observável no tempo, que afeta, de modo não provisório ou efêmero, a estrutura ou o funcionamento da organização social de uma dada coletividade e modifica o curso da sua história.
Características
É um fenômeno coletivo – afeta e implica um conjunto substancial de indivíduos que verão, assim, alterados o seu modo e condições de vida. Corresponde a uma mudança estrutural e não a uma adaptação funcional das estruturas existentes É identificável no tempo, o que nos permite detectar e descrever as alterações estruturais a partir de um ponto de referência.
Não é efêmero – qualquer evento passageiro
Etapas do Processo
Descristalização do sistema de ideias vigente; Reestruturação de um novo sistema noutras bases; Recristalização do novo sistema de ideias.
Fatores
Fatores Geográficos:
Em resultado de cataclismos, secas, inundações, pragas, etc. Tem-se assistido a grandes êxodos da população rural dos países do Terceiro Mundo.
Este fenômeno é igualmente observável nos países em vias de desenvolvimento onde a agricultura é uma atividade em declínio afastando as populações para os centros urbanos em ascensão.
Fatores Demográficos: Variações nas taxas de crescimento populacional ou grandes êxodos populacionais podem originar situações de mudança social.
Fatores Políticos e Sociais:
Fatores como a luta de classes ou o conflito político, a ação das elites sociais ou o aparecimento de movimentos sociais portadores de valores e modelos culturais diferentes.
Fatores Culturais:
A evolução das ideias: subcultura e contracultura Na vida social, os indivíduos relacionam-se dinamicamente. Quer se enquadrem na ordem social vigente, quer a contestem, os indivíduos, ao relacionarem-se entre si, refazem a cada dia o tecido social.
Subcultura – conjunto de relações e traços culturais que, simultaneamente, afasta e aproxima certos grupos da sociedade global, não pondo em causa a cultura dominante.
Contracultura