MTP
CARLOS EDUARDO DE SOUZA SILVA
RESPONSABILIDADE CIVIL
CONCEITO DE RESPONSABILIDADE CIVIL
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Administração da Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro, em cumprimento a exigência parcial para orientação específica da Prof. Esp. Alcione.
CRUZEIRO-SP
2012
SUMÁRIO
CAPÍTULO 1 - Introdução........................................................03
CAPÍTULO 2 – Conceitos..........................................................04
CAPÍTULO 3 – Danos Morais...................................................06
CAPÍTULO4 – Teoria da Responsabilidade.............................08
CAPÍTULO5 – Tipos de Responsabilidade...............................12
CAPÍTULO 6 – Jurisprudência..................................................14
INTRODUÇÃO
Seria fácil revidarmos os prejuízos a nós causados fazendo a justiça pelas próprias mãos. No entanto, a sociedade evoluiu, e hoje, para buscarmos a reparação de qualquer dano devemos recorrer ao Judiciário.
Para isso existe um instituto do direito denominado responsabilidade civil, que nada mais é do que a obrigação de uma pessoa em reparar o dano que causou a outra pessoa.
Assim, todas as vezes que se ouvir falar em reparação de dano, indenização, perdas e danos e ressarcimento, estará se falando em responsabilidade civil.
O importante a saber é que, sempre que uma pessoa desobedecer uma obrigação que assumiu, seja em virtude da lei, seja via contrato, deverá ser responsabilizado e reparar o dano gerado por este descumprimento de obrigação.
A responsabilidade civil um instituto altamente dinâmico e flexível, que vive em mudanças constantes, sempre se transformando para atender às necessidades sociais que surgem.
Nos últimos tempos, a tendência na sociedade é no sentido de não deixar nenhuma vítima de dano sem reparação. Isso reflete diretamente no instituto da