Trab Adm Inter
FACC – Administração Internacional
Letícia Ferreira Mourão Leal DRE: 112076335
CASO HMC
1) Na indústria global de automóveis, quais os fatores que proporcionam vantagens comparativas às nações?
Levando-se em conta o fato de a capacidade produtiva das empresas automobilísticas ser, hoje em dia, talvez, até maior do que a demanda, uma grande vantagem comparativa é a concentração da produção nas empresas com maiores vantagens competitivas. Por exemplo, as empresas com maior capacidade de qualidade e tecnologia em seus produtos podem fornecer as demandas de mercado de forma global e, neste caso, tanto o comprador quanto o vendedor sairíam em vantagem.
Muitas empresas, portanto, têm realizado fusões e/ou aquisições, de forma a, através de economias de escala, consolidar mercados mundiais que acarretam em maior lucro e venda.
2) Quais vantagens competitivas a Coreia do Sul oferece aos fabricantes de origem local como HMC?
Vantagens como uma mão-de-obra especializada que é capaz de conduzir inovações em design, atributos, produção e qualidade. Além disso, os custos de produção são baixos, devido aos salários na Coreia serem inferiores aos de demais economias globais. Também é importante o fato de o país manter uma alta taxa de poupança e receber investimentos estrangeiros. Num geral, podemos destacar, portanto, uma boa concentração de capital que, unida a uma força de trabalho eficiente em custos, tecnologia e mão-de-obra especializada, constitui vantagens específicas à Coreia do Sul.
3) Analise a HMC e sua posição automotiva global no contexto do paradigma eclético.
Vantagens de propriedade: devido a fortes investimentos em tecnologia e P&D realizados pela empresa, hoje a HMC construiu um know-how, capital, canais de distribuição, ativos de marketing etc que nenhuma outra empresa possui. Pode se considerá-la um passo à frente.
Vantagens de internalização: a HMC investiu seus ativos em diversos mercados