mt financeira
Séries De Pagamentos Uniformes
É a série que exibe o retorno do capital através de pagamentos iguais em intervalos de tempo constantes. É bem ilustrada nas situações de empréstimos ou aquisições de bens.
O fluxo de caixa que caracteriza esse tipo de série esta representado abaixo.
Modelo Matemático para esse tipo de série é:
Onde, PMT = E o valor das parcelas ou prestações a serem paga.
PV = é o valor financiado.
I = é a taxa de juros.
N = é o tempo.
Então podemos definir uma série uniforme de pagamentos como uma sucessão de recebimentos, desembolsos, ou prestações, de mesmo valor.
Capitalizações simples e composta e calculadora HP-12C
As Capitalizações simples e composta são o calculo do juro, sendo ele simples ou composto.
O juro simples é aquela em que a taxa de juros incide somente sobre o capital inicial, não incide, pois, sobre os juros acumulados a taxa varia linearmente em função do tempo.
Se quisermos converte a taxa diária em mensal, basta multiplicar a taxa diária em 30; se desejarmos uma taxa anual e tendo a mensal, basta multiplicar por 12, e assim por diante.
Capitalização composta é aquela em que a taxa de juros incide sobre o principal acrescido dos juros acumulados até o período anterior. Neste regime de capitalização a taxa varia exponencialmente em função do tempo.
O conceito do montante é o mesmo definido para capitalização simples, ou seja, é a soma do capital aplicado ou devido mais o valor dos juros correspondente ao prazo da aplicação ou da divida.
Sendo assim quando uma determinada soma de dinheiro esta aplicada a juros simples, os juros são sempre sobre o montante inicial, quando uma soma está aplicada a juros compostos, os juros são calculados não apenas sobre o capital inicial, mais sobre este