Mst- movimento sem terra
O MST é mostrado sempre na televisão de forma superficial, nesse trabalho abrangeremos um pouco mais sobre o assunto através de uma pesquisa feita sobre o tema.
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, também conhecido pela sigla MST, é um movimento social brasileiro de inspiração marxista e do cristianismo progressista (teologia da libertação), cujo objetivo é a realização da reforma agrária no Brasil.
Movimento dos trabalhadores sem terra
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, também chamado de Movimento dos Sem Terra ou MST, originou-se de uma questão agrária que é estrutural e histórica no Brasil. Nasceu da articulação das lutas pela terra, que foram retomadas a partir do final da década de 70, principalmente na região Centro-Sul do país e, aos poucos, expandiu-se pelo Brasil inteiro. O MST teve sua gestação no período de 1979 a 1984, e foi criado convensionalmente no Primeiro Encontro Nacional de Trabalhadores Sem Terra, que se realizou de 21 a 24 de janeiro de 1984, em Cascavel, no estado do Paraná. Hoje o MST está organizado em 22 estados, e segue com os mesmos desígnios determinados neste Encontro de 84 e ratificados no I Congresso Nacional realizado em Curitiba, em 1985, também no Paraná: lutar pela terra, pela Reforma Agrária e pela constituição de uma sociedade mais justa, sem opressores nem oprimidos.
OBJETIVOS
O MST estabeleceu ao decorrer da sua história seis objetivos principais, alguns foram incorporados ao longo de sua existência, outros existem desde que o movimento foi formado em 1985. Os objetivos são:
1- estabelecer uma sociedade sem exploradores e onde o trabalho tem supremacia sobre o capital.
2- A terra é um benefício de todos. E deve estar a serviço de toda a sociedade.
3- Garantir trabalho a todos, com justa repartição da terra, da renda e das riquezas.
4- buscar permanentemente a justiça social e igualdade de direitos econômicos, políticos, sociais e culturais.
5- Difundir os