Movimento sem terra (mst)
MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TERRA (MST)
Junho/2012
RESUMO
O movimento sem terra surge no Brasil devido as desigualdades territoriais em 1985 e luta pela Reforma Agrária.
A luta pela Reforma Agrária é constante , com objetivo de acabar ou diminuir com a exclusão.
A luta do movimento sem terra é uma luta historia que teve inicio no período colonial na concentração fundiária em 1800 como os Quilombos , Canudos , Guerrilhas , etc.
Um fato muito importante nessa luta historia foi a realização do primeiro Congresso Nacional em Curitiba.
O movimento sem terra existe há 25 anos e seu papel é conscientizar os pobres do campo para que lute, pelas mudanças sociais.
Foi constatado que alguns exemplos de atividades agrárias aumentam a renda e melhoram a qualidade de vida doas famílias assentadas.
Reforma Agrária, Invasão de propriedades, Latifúndios.
INTRODUÇÃO
O Brasil é um pais onde as desigualdades sociais são muito acentuadas . A origem destas desigualdades está relacionada com a forma de ocupação do território , onde foram priorizados projetos de grandes propriedades , voltadas para a monocultura de exportação
Passados mais de quinhentos anos do descobrimento e depois de diversas tentativas de ocupação, o Brasil ainda apresenta características fundiárias semelhantes ao do período colonial.
É neste contexto de exclusão e desigualdade, que surge o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), fundado em 1985, que tem lutado pela reforma agrária e pelo direito de produzir e garantir o sustento de suas famílias.
Capítulo 1
O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) é um dos mais importantes movimentos sociais do Brasil, tendo como foco as questões do trabalhador do campo, principalmente no tocante à luta pela reforma agrária brasileira. Como se sabe, no Brasil prevaleceu historicamente uma desigualdade do acesso a terra, consequência direta de uma organização social patrimonialista e