Ms-dos
MS-DOS quer dizer Microsoft Operating System (Sistema Operacional de Disco). Como vocês puderam observar pelo nome, a empresa que criou esse Sistema Operacional foi a Microsoft, o MS-DOS foi o primeiro S.O (Sistema Operacional) criado pela Microsoft com o intuito de permitir ao usuário fazer todas as tarefas necessárias para o funcionamento do computador.
O MS-DOS é um S.O de linha de comando, ou seja funciona através de comandos digitados por você, pelo fato do MS-DOS ter origem americana, a maioria dos seus comandos estão na língua inglesa.
Apesar de parecer que o S.O MS-DOS caiu em desuso, eu descordo, pois muitas vezes principalmente na hora de instalar o próprio Windows, preparar um hd para receber dados, particionar, tudo isso eu faço através do MS-DOS.
O MS-DOS caracteriza-se por uma tela preta onde inicialmente esta escrito o local onde você esta, seguido do símbolo > (maior) e com um _ (sublinhado) que no DOS recebe o nome de cursor intermitente (piscante).
Exemplo:
C:\>_
COMANDOS MAIS USADOS NO DOS.
Os comandos que aqui serão listados, são os que você mais utilizara no uso do S.O MS-DOS.
Abaixo estão listados os comandos mais usados, os comandos de diretório você verá em mais profundamente em um capítulo a parte.
[pic]
DIR
[pic]
Comando usado para listar os arquivos de determinado diretório.
Para utilizar o comando dir basta digitar dir.
Exemplo:
C:\>Dir {Neste exemplo serão listados todos os arquivos incluindo diretórios (pastas) contídos na unidade C:}
C:\Windows\System32> {Neste caso serão listados todos os arquivos contidos no diretório System32 por que você está posicionado dentro do diretório System32 que por sua vez está dentro do diretório Windows que está na unidade C:}
Para visualizar o conteúdo que está dentro de de um determinado diretório sem precisar entra nele, basta que você digite DIR seguido do caminho para chegar ao local.
Dir [unidade:\] [diretórios e sub-diretórios]
Exemplo:
Quero