Ms-dos
JOABI MAYER DA SILVA
ROBINSON ORTIZ JUNIOR
FLAVIO ROBERTO NEGRINI
TRABALHO SOBRE MS-DOS
JUNDIAI
2012
MS-DOS
O primeiro computador pessoal foi o Altair, produzido em 1975 por uma companhia chamada MITS, de Albuquerque, Novo México, EUA. Ele era baseado no microprocessador 8080, de oito bits, fabricado pela Intel, e tinha 256 bytes de memória. O Altair, não tinha teclado, nem vídeo, muito menos discos ou fitas, mas seu preço muito baixo, em torno de 400 dólares, transformou-o num cult para eletrônicos amadores, que cresceram montando kits de rádio e televisões vendidos em bancas de jornal. Um jovem chamado Bill Gates escreveu uma versão BASIC para o Altair, que obteve um sucesso modesto junto aos usuários do microcomputador.
No início dos anos 80, a IBM, que então dominava a indústria de computadores, decidiu entrar no negócio da computação pessoal. No entanto, como ela custou a tomar uma decisão sobre o assunto, já era tarde para desenvolver um projeto próprio. Além de não ter interesse em construir ela própria os chips para equipar seu computador pessoal, a IBM estava muito menos interessada em escrever um software para ele.
Seus executivos sabiam que o BASIC era muito popular entre os usuários de computadores pessoais, de modo que eles foram consultar Bill Gates, que nesta época já tinha fundado uma nova empresa, chamada Microsoft, a fim de licenciar o interpretador BASIC para ser usado no IBM-PC. Pediram também que Gates desenvolvesse um sistema operacional para a nova máquina.
A máquina da IBM tinha um total de 64k de memória e não era equipada com disco rígido. Em função disso, Gates sugeriu que a IBM usasse o CP/M – 86, desenvolvido pela Digital Research. A IBM consultou a Digital Research, que respondeu que o desenvolvimento dos CP/M – 86 estava atrasado em relação ao cronograma original, e a IBM não podia esperar.
A Microsoft foi então mais uma vez procurada, desta vez consultada sobre a possibilidade de escrever