Mruv
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
REAÇÕES QUÍMICAS: ÁCIDOS, BASES
E METAIS ALCALINOS
IAGO DE MATOS CARNEIRO
RAMON ARAUJO MORAIS
CRUZ DAS ALMAS/BA
MAIO/2011
[pic]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
IAGO DE MATOS CARNEIRO RAMON ARAUJO MORAIS
REAÇÕES QUÍMICAS: ÁCIDO, BASE
E METAIS ALCALINOS
Experimento simples que apresenta reações de diferentes elementos químicos em meios diferentes, e como ele se comporta neste meio.
Trabalho solicitado pelo docente Fabio Dias CET-066 – Química Geral do curso de Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas como forma avaliativa.
CRUZ DAS ALMAS/BA MAIO/2011
REAÇÕES QUIMICAS: ÁCIDO, BASE
METAIS ALCALINOS
• OBJETIVO: - O objetivo dessa prática é perceber o comportamento de ácidos, bases, metais alcalinos e metais alcalinos terrosos, e verificar o produto de cada reação, o que libera e como ocorre.
• INTRODUÇÃO: - De acordo com o conceito de Arrhenius, ácidos é todo elemento que em meio aquoso se dissocia e libera íon H+ como único cátion, e bases são os elementos que no mesmo meio se dissocia e liberam íons de hidróxido (OH-) como únicos ânions. Metais alcalinos são encontrados na primeira família conhecida como 1A na tabela periódica e são chamados assim porque reagem facilmente com água e quando isso acontece formam hidróxidos (substanciam básicas ou alcalinas), também podem reagir com oxigênio formando óxidos. Metais alcalinos terrosos reagem com facilidade com halogênios para formar sais iônicos e com a água (ainda que não tão rápido como alcalinos) formando hidróxidos fortemente básicos. São sólidos e pertence a segunda