MRU e MRUV
Definição de movimento: ter movimento é ser capaz de mudar de posição.
Exemplo: Utilizaremos o quadro como referência. Mecha seus braços e continue no mesmo lugar. Agora responda: Você está em movimento?
Resposta: Não, pois continua parado em relação ao quadro. Você só estará em movimento se for capaz de mudar de posição ao mudar de posição, significa que tem movimento.
Características:
- Posição
-Deslocamento
- Velocidade Média
-Velocidade Escalar Média
-Velocidade Instantânea
-Aceleração Média
-Aceleração Instantânea
-Aceleração Constante
-Aceleração em Queda Livre
- Posição
A posição de uma partícula em um eixo x localiza a partícula em relação à origem do eixo. A posição é positiva ou negativa dependendo do lado em que se encontra na origem, O sentido positivo de um eixo é o sentido em que os números positivos aumentam: o sentido oposto é o sentido negativo.
- Deslocamento
O deslocamento de uma partícula é a variação de sua posição:
Δx= x2-x1
O deslocamento é uma grandeza vetorial, ou seja, é positivo se a partícula se move no sentido positivo do eixo x, e negativo se a partícula se move no sentido oposto.
Exemplo:
Um carro, percorrendo sempre a mesma reta, parte do km 80, vai até o km 120, inverte o sentido de seu movimento e retorna ao km 50. A variação de espaço (ou deslocamento escalar) e a distância percorrida são, respectivamente, iguais a:
a) 10 km e 30 km
b) 10 km e 10 km
c) − 10 km e 30 km
d) − 30 km e 110 km
e) 20 km e 110 km
Velocidade média e Velocidade Escalar Média
A velocidade média é definida como sendo a razão entre a VARIAÇÃO DO ESPAÇO percorrido por um corpo, em um determinado intervalo de tempo. Vm= Δx