MRU EM PLANO INCLINADO
Matricula
Curso : Engenharia de Produção
Professor: Roberto Nassif
Belo Horizonte 21 Agosto de 2014
I. OBJETIVO:
Calcular a velocidade média de um móvel em MRU, observar sua função horaria, assim como determinar através de um sistema de equações o momento que os objetos se curzam.
II. INTRODUÇÃO:
O Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U.) ocorre quando um corpo se desloca ao longo de uma trajetória retilínea, que pode ser verticalmente ou horizontalmente e sempre da mesma forma, ou seja, sempre com a mesma velocidade.
Este tipo de movimento se define por variações de espaços iguais em intervalos de tempo iguais, ou em outras palavras, a velocidade é sempre constante.No MRU a velocidade media assim como sua velocidade instantânea são iguais.
Parte Experimental:
Para se fazer o experimento foi necessário utilizar os seguintes itens:
- Plataforma de sustentação com plano inclinado articulável de escala 0 ° a 45° e régua dada em mm.
- Tubo lacrado com liquido, contendo uma esfera metálica e uma bolha de ar.
- Um imã
- Um Cronômetro
- Papel e Caneta
III. O Experimento:
ANALISE DE DESLOCAMENTO DE UMA ESFERA.
Foi proposto uma prática para se analisar este experimento, em um primeiro momento a plataforma foi preparada mantendo uma inclinação de 15°, o imã foi utilizado para posicionar a esfera metálica em 5 posições diferentes, e o cronômetro foi utilizado para medir a velocidade da esfera, após esta ser liberada pelo imã.
Em um segundo momento posicionou-se com o imã a esfera metálica no ponto 0mm e mediu a velocidade até 1oomm, depois posicionou-se a esfera no ponto 100mm e mediu a velocidade até 200mm; posicionou-se a esfera no ponto 200mm ,300mm e 400mm e repetiu o experimento de medir a velocidade da esfera; e por último, posicionou-se a esfera no ponto 0mm e mediu a velocidade percorrida até 400mm. Para cada um destes posicionamentos, foram observados e