Juadismo
697 palavras
3 páginas
JudaísmoCircuncisão - Ter filhos é ao mesmo tempo uma felicidade e a obediência a um mandamento. Com efeito, o primeiro mandamento dado ao homem por Deus foi: “Crescei e multiplicai-vos”. Para um lar judeu transmitir a vida é antes de tudo, um modo de afirmar o desejo profundo de perpetuar a indestrutível cadeia de gerações dos “filhos de Israel”. Se é um menino que nasce, é pelo rito da circuncisão que, no oitavo dia de vida, ele será introduzido na Aliança. A cerimônia, chamada BRIT MILÁ, Aliança da circuncisão, é feita ou na sinagoga ou em casa. Diversas orações são recitadas, havendo um KADDISH enquanto o que faz a circuncisão, o MOHEL, faz a operação.
Brit Milá - aliança da circuncisão
Kaddish – Prece sagrada
Mohel – o circuncisador, tem muita experiência e realizar essa tarefa
BAR-MITZVÁ -
(filhos do madamento) - cerimonia que insere um jovem judeu a vida como um mebro maduro da comunidade judaica, que ressalta a importância de cada uns dos judeus na corrente ancestral do judaísmo. Nessa data(13anos e um dia para os homens e 12 anos e um dia para as mulheres), nessa data, que o jovem pela primeira vez, coloca os *Tefilin e é chamado para ler na **Torá.
* Prece
** Significa instrução, apontamento, lei, e o texto central do judaismo, se divide em cinco textos:
-Bereshit = No principio - Gênesis;
-Shemot = Os nomes - Éxodo
-Vaicrá = E chamou - Levítico; - Levítico;
-Bamidbar = No deserto - Numeros;
-Davarim = Palavras - Deuteronômio;
Essa seria a ocasião mais importante na vida de um judeu chega quando ele atinge a idade para entrar na aliança com Deus e no compromisso de manter, estudar e praticar todos os mandamentos da Torá, aos treze anos de idade.
Mezuzah – Deve ser afixado no umbral direito de cada dependência do lar, sinagoga ou estabelecimento judaico como lembrança de seu criador. Deve ser posto sete palmos de altura do chão apontando para dentro do estabelecimento com a extremidade para cima.