MRP e MRPII
O presente trabalho tem como objetivo falar sobre os sistemas ERP, MRP E MRPII, assim descreveremos cada sistema com as definições, falando um pouco sobre suas histórias, descrevendo seus objetivos e suas atividades bem como as usabilidades desses sistemas aplicado no dia a dia, inserindo-os no contexto pra que eles foram produzidos, destacando elementos essenciais para o funcionamento, e suas vantagens de uso, assim este trabalho descrevera em tópicos sobre os três sistemas aqui citados mostrando as melhorias que são conseguidas com o uso desses sistemas.
MRP E MRPII
Introdução
Por muitos anos, possuir soluções informatizadas para a gestão da área produtiva era um luxo das grandes empresas. Os altos custos, poucos fornecedores de soluções, a demora na implantação e o baixo conhecimento do mundo digital, por parte de alguns empresários e administradores, tornavam praticamente impossíveis que as pequenas e médias indústrias possuíssem ferramentas deste tipo, A tecnologia de informação chega finalmente às atividades fins das empresas, deixando de atender exclusivamente às atividades meios (financeiras, estoques, contabilidade, folhas de pagamento, etc), para oferecer ferramentas de operação e gerenciamento das atividades como a produção e as vendas, Sistemas de programação avançada de plantas, de gerenciamento da cadeia de suprimentos (supply chain) e de controle e apontamento de chão de fábrica, têm sua oferta cada vez maior e seus custos mais acessíveis.
A necessidade de softwares que possam mensurar cada vez mais os desperdícios e a produtividade é cada vez mais exigida pelas indústrias e a partir de então surgiram novas ferramentas para a melhoria da cadeia de suprimentos e gerenciamento da produção no chão de fábrica.
As empresas até os anos 60 tinham que calcular tudo manualmente que materiais necessitavam tudo de modo a garantir que teriam esses materiais disponíveis quando fossem produzidos. Mas a evolução trouxe o MRP