MRP, MRPII E ERP
PLANEJAMENTO DE NECESSIDADES MATERIAIS
CONCEITO DE CÁLCULO DE NECESSIDADE DE MATERIAIS
O conceito de cálculo de necessidade de materiais é simples e conhecido há muito tempo. Baseia-se na idéia de que, se são conhecidos todos os componentes de determinado produto e os tempos de obtenção de cada um deles,podemos, com base na visão de futuro das necessidades de disponibilidade do produto em questão, calcular os momentos e as quantidades que devem ser obtidas, de cada um dos componentes para que não haja falta nem sobra de nenhum deles, no suprimento das necessidades dadas pela produção do referido produto. Qualquer dona de casa, planejando uma saborosa bacalhoada para seus convidados para o almoço da Sexta Feira Santa, utiliza-se , mesmo sem saber, dos conceitos MRP.
A primeira questão que nossa dona de casa se faz é: quantos convidados terei para o almoço da Sexta Feira santa? (uma tentativa de desenvolver uma visão da demanda futura). Sua lista de convidados tem 13 pessoas, podendo chegar a 15, pois sabemos que,no Brasil, há o hábito de se levarem agregados a festas. Baseada em informações de sua receita de bacalhoada, uma receita serve 5 pessoas. Uma conta rápida é suficiente para que ela chegue a conclusão que necessitará de três receitas. Isso significa que a dona de casa deverá providenciar uma quantidade de ingredientes igual a três vezes o que prescreve uma receita. Ela calculou as necessidades de ingredientes com base nas necessidades de produtos ( quantidade necessária de porções de bacalhoada) e com base na composição da bacalhoada dada pela lista de ingredientes da receita.
Entretanto, a receita traz informações adicionais que permitem a dona de casa colocar no tempo (gerar um programa) a seqüência de operações de compra e produção que deverá executar para que a quantidade certa de bacalhoada esteja disponível para atender sua demanda na hora certa. Ela sabe, por exemplo, que, para o resultado esperado, a