Mpr2
O que é MRP II? O MRP II é um sistema hierárquico de administração da produção, no qual todas as etapas correspondentes à produção são planejadas e detalhadas em longo prazo, até o nível do planejamento de componentes e máquinas específicas. Ele é composto por softwares de computadores, estruturados de forma modular e integrada com outros setores da empresa.
O MRP II tem dois objetivos básicos: melhorar o serviço ao cliente através do cumprimento dos prazos de entrega e reduzir os investimentos em estoque, procurando adquirir e disponibilizar os materiais para a produção na quantidade necessária e no momento certo da sua necessidade.
Módulos O MRP II é um composto por cinco módulos principais:
Planejamento da produção: tem como função auxiliar a decisão dos planejadores quanto aos níveis agregados de estoque e produção período a período, baseando-se também em previsões de demanda agregada (níveis de demanda do conjunto de produtos). É o nível mais agregado de planejamento de produção e por isso, pela agregação e moderada quantidade de dados detalhados, presta-se ao planejamento de mais longo prazo.
Planejamento-mestre de produção (MPS): é uma versão desagregada do plano de produção, ou seja, é o estabelecimento de um efetivo plano de produção de itens finais para o futuro. É um plano para a produção de produtos finais, período a período. O MPS leva em conta as limitações de capacidade, identificadas de forma também agregada, auxiliado por um mecanismo chamado RCCP (rough-cut capacity planning) que é parte do módulo de planejamento das necessidades de capacidade. O MPS é constituído de registros com escala de tempo que contém, para cada produto final, as informações de demanda e estoque disponível atual.
Cálculo das necessidades de materiais (MRP): de forma similar ao que ocorre com o MPS, o MRP também se baseia num registro básico que representa a posição e os