mpactos ambientais causados pelo petroleo
Uma vida nas alturas, e não só...
Geralmente quando se fala em esquilos, rapidamente pensamos em pequenos animais simpáticos de cauda comprida e peluda que saltam de árvore em árvore, no entanto a família Sciuridae (Esquilos) é composta por esquilos arborícolas, esquilos voadores e esquilos terrestres, fazendo no total 250 espécies que se encontram distribuídas um pouco por todo o Mundo, executando Madagáscar, Oceânia e Pólos, havendo assim esquilos de climas temperados e esquilos de climas tropicais.
Arborícolas
Os esquilos arborícolas correspondem á imagem que idealizamos do que é um esquilo. São animais de hábitos diurnos, com os sentidos bem apurados e com uma anatomia bastante adaptada á vida nas copas das árvores, onde se sentem mais seguros de predadores terrestres. Embora os esquilos arborícolas passem 90% da sua vida nas alturas, por vezes podem ser encontrados no solo da floresta procurando por alimento que tenha armazenado anteriormente, mas sempre alerta ao mínimo ruído ou movimento, pois essa prevenção é-lhes muitas vezes vital.
Como espécies arborícolas podem-se encontrar o esquilo vermelho euro-asiático (Sciurus Vulgaris), esquilo cinzento americano (Sciurus Carolinensis), esquilo peruano (Sciurus Igniventris), esquilo tricolor (Callosciurus Prevostii), entre muitas outras sendo a maior família de esquilos.
Voadores
Os esquilos voadores são também esquilos arborícolas, no entanto são uma família com bastantes particularidades. Esta família de esquilos é de hábitos nocturnos, tendo para tal olhos grandes e bem desenvolvidos. Os esquilos voadores têm também uma anatomia muito característica, tendo uma membrana de pele que percorre o seu corpo unindo as patas dianteiras ás