Movimentos terrestres
Translação - é o movimento que a Terra executa ao redor do Sol; leva um tempo total aproximado de 365 dias e 6 horas até que se complete um ano.
Precessão dos equinócios - é o movimento de deslocamento do eixo da Terra, executando uma trajetória semelhante à de um pião. De modo análogo a um pião, o eixo da terra descreve uma superfície cônica em torno da reta normal ao plano da órbita da terra em torno do Sol. É o responsável pelas eras astronômicas, com duração de cerca de 2240 anos em cada signo do Zodíaco. Demora aproximadamente 25.868 anos até completar uma precessão e o eixo da Terra se deslocar por todos os doze signos.
Nutação - é, na astronomia, uma pequena oscilação periódica do eixo de rotação da Terra com um cíclo de 18,6 anos. Ela é causada pela força gravitacional da lua à Terra. A nutação é provocada por uma inclinação de 5,1º do plano da órbita da Lua em relação à eclíptica, pela qual a Precesão é durante 9 anos de maior e depois 9 anos de menor intensidade do que na média. Este efeito é matemáticamente separado em duas componentes: a nutação ecliptica longitudinal de ±17,24" e a inclinação da eclíptica de ±9,21".
Revolução - é o movimento executado pela Terra ao redor do centro da Via Láctea junto com o Sol, descrevendo uma trajetória helicoidal. Não se trata de um movimento próprio da Terra, uma vez que a Terra está sendo arrastada pelo Sol.
Além desses cincos movimentos, há outros movimentos menores que são variações destes, como a nutação (variações do eixo durante a precessão) e a polariadade invertida.
Deslocamento do Periélio: é o deslocamento do eixo que marca a posição de mínima distância entre a Terra e o Sol.
Obliqüidade da ecliptica: variação do ângulo formado entre o Plano da órbita da Terra (Plano da Ecliptica) e o Plano do Equador. Esta variação vai de 22 graus até 24 graus e 30 minutos e leva mais ou menos 42 mil