Estudo Dirigido em Computação
A CPU é um circuito integrado (chip) de vital importância para o computador. Dentro do processador existem milhões de transístores.
A unidade central de processamento ou CPU (Central Processing Unit), também conhecido como processador, é a parte de um sistema computacional, que realiza as instruções de umprograma de computador, para executar a aritmética básica, lógica, e a entrada e saída de dados1 . A CPU tem papel parecido ao cérebro no computador2 . O termo vem sendo usado desde o início de 1960.3 A forma, desenho e implementação mudaram drasticamente desde os primeiros exemplos, porém o seu funcionamento fundamental permanece o mesmo.
3)
Múltiplos núcleos
Não por acaso, a palavra “core” significa “núcleo” em inglês, e é exatamente isso que os prefixos de multiplicação implicam: múltiplos núcleos. A necessidade de se unir várias unidades de processamento dentro do mesmo chip surgiu por causa da dificuldade que as fabricantes encontravam em extrair mais velocidade usando apenas um núcleo.
Sendo assim, criou-se o conceito do processamento paralelo, em que as tarefas são divididas em duas ou mais células diferentes, cada uma trabalhando em cooperação com as demais para entregar um resultado no final. Todos os núcleos possuem a sua própria unidade lógica aritmética, conjunto de registradores e memória cache — quase como se fossem quatro processadores em um.
A AMD estreou no mercado de processadores de vários núcleos para desktops com a família Athlon 64, passando pelo Phenom e hoje atuando principalmente com os processadores FX. Já a Intel apresentou primeiramente a família Core Duo e Core 2 Duo, sendo que a linha Core i3, i5 e i7 tem dominado o mercado