movimentos sociais
DISIPLINA: SOCIOLOGIA
PROFESSOR:
ASSUNTO: TRABALHO PARA A 3a AVALIAÇÃO
TURMA: 2O ANO
ALUNO(S): N N N N
MOVIMENTOS SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS
MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST)
VILA FÁTIMA
2014
INTRODUÇÃO
O conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico. Fazem parte dos movimentos sociais, os movimentos populares, sindicais e a organizações não governamentais (ONGs). Os movimentos sociais brasileiros ganharam mais importância a partir da década de 1960, quando surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, ou seja, a população insatisfeita com as transformações ocorridas tanto no campo econômico e social. Mas, antes, na década de 1950, os movimentos nos espaços rural e urbano adquiriram visibilidade.
Os principais movimentos sociais no Brasil – As ações coletivas mais conhecidas no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.
O presente artigo é fruto de variadas pequisas, tendo como ênfase todo o “currículo” histórico e atual do MST, levando em conta os registros, dados e opniões obtidas sobre o assunto.
Nesse contexto, aplico todos os meus conhecimetos refente ao assunto, seguindo todo um roteiro debatido nas aulas de sociologia. Destacando assim a importancia, os problemas, as conquistas e objetivos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra.
O Brasil é um pais onde as desigualdades sociais são muito acentuadas . A origem destas desigualdades está relacionada com a forma de ocupação do território , onde foram priorizados projetos de grandes propriedades , voltadas para a monocultura de