MOVIMENTOS SOCIAIS
Centro de Educação à Distância
ATPS
MOVIMENTOS SOCIAIS
Acadêmicas
Fátima de Sá Lara RA: 339539
Juliana Albuquerque RA: 341830
Lauderi Gonçalves RA: 336577
Marilisa Brum Sesti RA: 307850
URUGUAIANA (junho 2014)
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
Centro de Educação à Distância
MOVIMENTOS SOCIAIS
Apresentado ao VII Nível do Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera-UNIDERP para a disciplina de Movimentos Sociais.
Tutora a distância: Maria Edilene Garcia
Tutora Presencial: Catia Flores Fernandes
Uruguaiana-2014
MOVIMENTOS SOCIAIS
Neste trabalho abordaremos o tema “Movimentos Sociais e Redes de Mobilizações Civis no Brasil Contemporâneo”, baseados na obra de Gohn, (Movimentos Sociais e Redes de Mobilizações Civis no Brasil Contemporâneo), a autora explana sobre as lutas da sociedade civil brasileira, organizadas em movimentos sociais. Bem como as áreas importantes, os eixos de manifestação como problema social, os sujeitos sóciopolíticos e culturais. A maneira como são realizadas as ações e a formação das redes. As ações contam com o apoio das ONGS, associações, movimentos e entidades oficiais.
Para melhor entendermos vamos ao conceito de Movimento social que é o seguinte: refere-se à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico. Fazem parte dos movimentos sociais, os movimentos populares, sindicais e a organizações não governamentais (ONGS).
No Brasil – Os movimentos sociais brasileiros ganharam mais importância a partir da década de 1960, quando surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, ou seja, a população