movimentos sociais
MOVIMENTOS SOCIAIS
Introdução
Este trabalho tem o intuito de realizar uma breve análise dos movimentos sociais, voltando ao tempo, partindo desde antigos movimentos sociais que integraram a sociedade brasileira até os movimentos atuais, os quais mostram as organizações sociais populares, trazendo a tona vários tipos de movimentos nos quais possuem um único objetivo, a luta pelos direitos de ter uma vida justa, dignidade e honesta.
Desenvolvimento
Os movimentos sociais Brasileiros, só tiveram reconhecimento em meados de 1960, quando surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, ou seja, a população insatisfeita com as transformações ocorridas tanto no campo econômico e social.
O Brasil está vivenciando as transformações ocasionadas pelo desenvolvimento do capitalismo, ou seja, o processo de industrialização e urbanização tem causado grandes transtornos à população brasileira. É uma nova realidade para a população brasileira, que até então não conhecia os efeitos do capitalismo.
A sociedade brasileira passa por uma série de rupturas que abrange todos os setores desde o político até o social, sendo este o mais afetado onde será necessária toda uma reestruturação, neste contexto surgiram os primeiros movimentos sociais.
A manifestação ou o protesto, da forma como todos nós temos acompanhado nas últimas semanas em nosso país, expressa uma reação de caráter público onde os manifestantes se organizam com o objetivo de terem suas opiniões ouvidas em uma tentativa de influenciar a política de governo.
A recente onda de protestos no Brasil foi desencadeada quando os governos de São Paulo e do Rio de Janeiro decidiram aumentar a passagem de ônibus em R$ 0,20. A população logo se uniu e tomou as ruas para protestar contra o aumento que, segundo os manifestantes, não está ligado ao valor