Movimentos Sociais
O papel das redes sociais na sociedade contemporânea é de tal importância que o tema vem sendo constantemente discutidos por diversos autores da atualidade. Pesquisas estão sendo realizadas em diversas áreas e campos do conhecimento com o intuito de analisar a influencia dessas novas ferramentas na sociedade.
Raquel Racuero possui um vasto trabalho voltado ao assunto. Suas últimas pesquisas são voltadas para as novas mídias e suas relações com o público. No livro Redes Sociais na Internet, Racuero nos apresenta um conceito de rede social.
Uma rede social é definida como um conjunto de dois elementos; Atores (pessoas, instituições ou grupos; os nós da rede) e suas Conexões (interações ou laços sociais). Uma rede, assim, é uma metáfora para observar os padrões de conexão de um grupo social, a partir das conexões estabelecidas entre os diversos atores. A abordagem de rede tem, assim, seu foco na estrutura social, onde não é possível isolar os atores e nem suas conexões. (Racuero, 2009, p. 24).
Para Racuero então, uma rede social é a junção entre atores e as conexões que esses realizam. É a forma como os atores interagem em sociedade formando laços sociais.
De acordo com Racuelo redes socais são:
Estruturas dos agrupamentos humanos, constituídas pelas interações, que constroem os grupos sociais. Nessas ferramentas, essas relações são modificadas, transformadas pela mediação das tecnologias e, principalmente, pela apropriação delas para a comunicação” ( Racuero, 2012, p.16).
Ou seja, as relações entre os atores são modificadas através das tecnologias, com o uso de computadores, celulares, notebooks etc. São essas ferramentas que possibilitam a interação formando assim uma rede de elementos conectados. Essas redes formam lugares virtuais onde são realizadas práticas sociais, tal como acontecem no espaço físico.
Os atores das redes sociais são, segundo Racuero, elementos que