Movimentos Sociais e Democracia
Polo Juazeiro do Norte
Serviço Social 8º Semestre
Disciplina – Serviço Social ao Contexto Urbano e Rural
Contexto Rural e Urbano: diferenças necessárias para uma perspectiva crítica do serviço social.
Maria Cláudia Ferreira Silva RA 324344
Juazeiro do Norte, Agosto de 2014.
RESUMO
Este artigo foi realizado através de levantamento bibliográfico onde nos mostra recente contribuições teóricas acerca das categorias rural e urbano, baseadas em autores de diversos campos de saber. Tal embasamento bibliográfico serve de base para o esclarecimento histórico, na tentativa de distinguir usos operatórios e analíticos destas categorias, além de diferenciar campo de rural e cidade de urbano.
Palavras-chave: Urbano; Rural; Serviço Social. INTRODUÇÃO
Este artigo buscará mostrar a importância dos movimentos sociais no contexto rural e urbano no Brasil, bem como compreendermos a história e os fatores que desencadearam esses movimentos até os dias de hoje.
Buscaremos explicar também o que representa a reforma agrária e quais as medidas para promover a melhor distribuição da terra, mediante modificações no regime de posse e uso, a fim de atender aos princípios de justiça social, desenvolvimento rural sustentável e aumento de produção.
Compreenderemos ainda que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, mais conhecido como Movimento dos Sem Terra, sigla MST, é um movimento de massa que luta, basicamente, por terra, pela reforma agrária e por mudanças na sociedade. Movimento esse que visavam cumprir os objetivos de promover a reforma agrária, constituir uma sociedade mais justa e, além disso, descontentar grandes propriedades nas mãos de empresas multinacionais.
Discorreremos também sobre o êxodo rural, ou seja, a saída do campo para as localidades urbanas, acarretando uma série de problemas sociais, estruturais e econômicas, bem como nos apossar de textos e charges que façam alusão