Movimentos Sociais Contemporâneos
Em linhas gerais, o conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais. Podem objetivar a mudança, a transição ou mesmo a revolução de uma realidade hostil a certo grupo ou classe social. Seja a luta por um algum ideal, seja pelo questionamento de uma determinada realidade que se caracterize como algo impeditivo da realização dos anseios deste movimento, este último constrói uma identidade para a luta e defesa de seus interesses. Torna-se porta-voz de um grupo de pessoas que se encontra numa mesma situação, seja social, econômica, política, religiosa, entre outras.
Dentre os movimentos sociais podemos citar:
Movimento Estudantil
No Brasil, com a liderança da UNE (União Nacional dos Estudantes), promoveu em 1968 uma grande mobilização popular contra a Ditadura Militar, pela redemocratização, que resultou no fechamento do regime ditatorial com o Ato Institucional nº5 (AI-5).
Movimento Gay
Origem: A Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Travestis promoveu em 2002 em São Paulo a manifestação do orgulho gay com cerca de meio milhão de pessoas. O movimento gay tem como proposição denunciar a discriminação e a violência praticada contra os homossexuais e a construção de uma sociedade sexualmente democrática.
Movimento Feminista
O feminismo é um movimento que tem origem no ano de 1848, na convenção dos direitos da mulher em Nova Iorque. Este movimento adquire cunho reivindicatório por ocasião das grandes revoluções. As conquistas da Revolução Francesa, que tinha como lema Igualdade, Liberdade e Fraternidade, são reivindicados pelas feministas porque elas acreditavam que os direitos sociais e políticos adquiridos a partir das revoluções deveriam se estender a elas enquanto cidadãs. Algumas