MOVIMENTOS SOCIAIS 6 SEMESTRE
SERVIÇO SOCIAL
MOVIMENTOS SOCIAIS
ALUNOS:
BENEDITA VALERIANA DA CRUZ RA 403318
MARIA PEREIRA RODRIGUES RA 396994
NEIDE TERESINHA CONSTANTE SILVA RA 397182
VALDECIR CANDIDO CLAUDINO RA 394664
VALDIRENE ALVES RA 403071
PROFESSORA: Ma. EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA
TANGARÁ DA SERRA
MAIO 2015
INTRODUÇÃO
Em linhas gerais movimentos social se refere a ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico, permeados por tenções sociais, podem objetivar a mudança e transição ou mesmo a revolução de uma realidade hostil a certo grupo ou classe social. Seja a luta por algum ideal, seja pelo questionamento de uma determinada realidade que se caracterize como algo impeditivo da realização dos anseios deste movimento.
A CONJUNTURA NACIONAL E O CENÁRIO POLÍTICO E HISTÓRICO NO QUAL OS MOVIMENTOS SOCIAIS SE FUNDAM.
Ao realizar leitura do PLT, em sua primeira parte foram observados alguns pontos fundamentais a respeito dos movimentos sociais no contexto sociopolítico, socioeconômico e cultural nos países da América Latina, é realizada uma análise da conjuntura na qual os movimentos estão inseridos, com destaque para as categorias analíticas referentes a essas organizações.
Na primeira parte são ainda destacados cinco pontos de diferenciação dos movimentos sociais atuais em relação aos do passado, quais sejam:
1 – Houve redefinição na sua própria identidade e na qualificação do tipo de suas ações. Esta mudança está menos focada em pressupostos ideológicos, como no passado, e mais nos vínculos de integração com esferas da sociedade, organizadas segundo critérios de cor, raça, gênero, habilidades e capacidades, bem como de conscientização e geração de saberes. Além disso, os movimentos sociais da atualidade, ao atuarem num cenário contraditório, em que