Movimentos Migratórios
1 Quais as causas de intensificação dos movimentos populacionais no final do século XX?
Econômicas: o desemprego, os baixos salários, a pobreza, o baixo nível de vida levam a população a procurar em outros países melhores condições de vida.
Naturais: as catástrofes naturais, como secas, as inundações obrigam quando muito intensas a população a deslocar-separa outros locais.
Socioculturais: o desejo de uma maior realização profissional, associada a melhoria da instrução ou a especialização, tem contribuído para o aumento da saída das pessoas, porexemplo para estudar no exterior.
2 Qual a diferença entre as migrações internacionais do final do século XIX e as atuais?
As migrações internacionais do século XIX foram devidas ao aumento demográfico, reduzindo os salários, ou seja, acarretando a fome, a miséria e a pobreza, as pessoas migravam para conseguirem melhores condições econômicas, procurando terras mais baratas e também pela atração de riqueza de outros países. E as migrações atuais são devidas as buscas de empregos, oportunidades de estudos, ou fugindo da violência de guerras, de perseguições políticas e religiosas.
3 O processode globalização econômica é fator de intensificação das migrações internacionais? Justifique a sua resposta.
Sim, as migrações internacionais vêm ganhando destaque no cenário mundial em funções dastransformações econômicas, sociais, políticas, culturais e ideológicas. Havendo as desigualdades regionais acentuadas e crescentes, os conflitos bélicos que constituem para esses deslocamentos populacionais.
4 A travessia À noite, parti em companhia de seis passageiros. Saltamos em Monterrey para tomarmos outro ônibus até a fronteira. A pulga voltou à orelha: que raios Dom Cesar queria comigo? Chegamos à hora do almoço à rodoviária de Reynosa, onde Daniel nos identificou pelo cartão verde que cada um de nós trazia amarrado à alça da bolsa.
- Está tudo pronto – disse-me. – Às