educação física nas escolas particulares
Considerando a necessidade de se ter uma estrutura física adequada para o desenvolvimento das aulas de Educação Física em ambas as redes de ensino, e percebendo o crescente descaso com a educação na política educacional do país, esse tema é de grande relevância. Assim, esse estudo bibliográfico pretende apontar alguns aspectos que diferenciam a educação física nas escolas públicas e privadas da rede de ensino.
O que se tem percebido é que na maioria das escolas os materiais são precários e não existe um local adequado que viabilize o desenvolvimento correto do desenvolvimento motor das crianças nas aulas de Educação Física. Na Educação Física, os recursos materiais merecem uma atenção destacada diante das especificidades existentes.
As aulas, normalmente realizadas em ambiente aberto como quadras e pátios, estão sujeitas às variações metereológicas. Freire (1997) descreve atividades nas quais a utilização de bolas, arcos, bastões, cordas e até mesmo os materiais feitos com garrafas e copos descartáveis, são indispensáveis para proporcionar ao aluno a troca com o meio e atribuição de novos significados ao brinquedo. É importante que esses materiais sejam diversificados quanto ao peso, tipo, cor e tamanho, exigindo do aluno constantes adaptações e ajustamentos de conhecimentos previamente adquiridos.
Considerando a dificuldade das escolas públicas em obterem recursos financeiros para aquisição de materiais, quem realmente sai prejudicado são os alunos, que não possuem um ambiente que favoreça a aprendizagem. Acabam pagando pela despreocupação do governo com o seu futuro.
Uma escola com boa estrutura e bom acervo de materiais, possibilita ao professor de educação física proporcionar um desenvolvimento infantil de forma integral, e também estimula as crianças a participar de suas aulas. Realmente essa situação torna-se perfeita para o melhor andamento das aulas de Educação Física. Também se deve levar em consideração
A Educação