movimentos das mulheres camponesas
O movimento das mulheres camponesas é uma organização social, formada por mulheres trabalhadoras do meio rural, suas lutas vem se construindo e se fortalecendo junto com a historia da humanidade. Caracteriza-se como um movimento social popular pertencente a classe trabalhadora, lutam pelas causas feminista e pela transformação da sociedade visando a construção de uma nova sociedade, para resgatar o valor humano.
Muitas iniciativas, envolvendo mulheres aconteceram para quebrar preconceitos e violências em casa, na sociedade, entre outras. Algumas destas lutas deram origem a movimentos e entidades feministas, de grande contribuição para o avanço da emancipação das mulheres. A conquista dos seus direitos e o reconhecimento da profissão tem sido uma permanente luta na vida dessas camponesa, não aceitam injustiça e querem garantir uma cidadania justa. A Mulher camponesa, é aquela que, de uma ou de outra maneira, produz o alimento e garante a subsistência da família.Sua missão é a libertação das mulheres trabalhadoras.
Nos anos da década de 1980 se consolidaram diferentes movimentos de mulheres nos estados, e no campo. Nesse período se intensificou a luta pela terra em defesa da pequena propriedade e pela permanência das famílias no campo. Com esses movimentos reafirmam a luta pela igualdade de direitos e pelo fim de qualquer forma de violência, opressão e exploração praticada contra a mulher e a classe trabalhadora, e aos poucos alguns resultados foram aparecendo como a libertação da mulher, a sua documentação, a conquista pela aposentadoria, o direito ao salário maternidade e outras conquistas. Aos poucos, esses movimentos foram se fortalecendo nos estados, avançando nas lutas, e na organização da base, na formação de lideranças e na compreensão do momento histórico em que vivemos. Movidas pelo sentimento de fortalecer a luta em defesa da vida, começaram a potencializar e unificar o movimento para ter caráter