Movimento Uniformemente Variado
Definição 2
Aceleração Escalar 3
Velocidade Escalar Instantânea 5
Função horária do espaço 6
Equação de Torricelli 7
Exercícios 8
Definição
Movimento uniformemente variado (MUV) é aquele em que a aceleração escalar é constante e diferente de zero. Consequentemente, a aceleração escalar sofre variações iguais em intervalos de tempos iguais.
Exemplo:
1. Carro freando em movimento uniformemente variado.
Durante a frenagem, a velocidade inicial do automóvel diminui 5m/s em cada segundo. Isso significa que em 1s a sua velocidade passa de 20,0 m/s para 15,0 m/s. Decorrido mais 1 s a velocidade diminui para 10,0 m/s e assim sucessivamente até parar.
Neste caso o movimento é uniformemente variado e é retardado, porque o valor absoluto da velocidade diminui no decorrer do tempo (20,0 m/s, 15,0 m/s, 10,0 m/s, 5,0 m/s, 0,0 m/s). E sua aceleração é constante e igual a -5m/s².
Aceleração Escalar
“Aceleração é a taxa de variação da velocidade em relação ao tempo, ou seja, é a rapidez com que a velocidade de um corpo varia. ”
Uma vez que em intervalos de tempos iguais, as variações de velocidade são iguais, a aceleração escalar é constante e não nula. Sendo assim, temos: α = = =
Exemplo:
1. Suponha que dois automóveis, A e B, tenham sido testados em uma mesma pista.
Dirigindo o veículo A o piloto de provas conseguiu uma variação de velocidade escalar de 0 Km/h a 100 Km/h, em aproximadamente 40s.
Dividindo essa variação (100 Km/h) pelo intervalo de tempo (40s) em que ela ocorreu, obtemos:
α = =
Uma interpretação imediata desse resultado poderia ser: em cada segundo da duração do teste a velocidade do veículo A sempre variou 2,5 km/h. Isso, entretanto, é pouco provável. É muito mais provável que em alguns segundos, a variação de velocidade tenha sido maior, e em outros, menor que 2,5 km/h.
Assim, o resultado significa que, em média, a velocidade de A variou 2,5 km/h em cada segundo. Esse