hipótese flagelada colonial
A forma ancestral colonial seria radialmente simétrica.
Simetria bilateral evoluiu, quando alguns destes ancestrais adaptaramse a uma forma rastejante de locomoção sobre o assoalho oceânico.
As superfícies dorsal e ventral, a boca ventral e a cefalização se diferenciaram, conduzindo a uma simetria bilateral.
Proposta por Haeckel (1874) é o esquema clássico aceito por muitos seguidores. Hipótese Flagelada Colonial:
Teriam originado de colônias esféricas ocas de flagelados.
As células individuais dentro da colônia diferenciamse assumindo papéis funcionais específicos.
Desta forma, gradualmente a individualização das células reduziria.
Acreditase que os primeiros animais que surgiram na face da Terra tenham sido os poríferos. Várias são as hipóteses sobre a origem dos animais. Uma das mais aceitas propõe que eles teriam derivado de protistas flagelados coloniais, dando origem primeiramente à linhagem dos parazoários (subreino Parazoa), representada pelos poríferos, e depois à linhagem dos eumetazoários.
O conhecido chavão evolucionista “a ontogenia recapitula a filogenia” é uma definição popular da “teoria da recapitulação” ou “lei biogenética” de Haeckel. Ela afirma que cada organismo em seu desenvolvimento embrionário (ontogenia), tende a recapitular os estágios por que passaram seus antepassados (filogenia). No caso do homem, por exemplo, ensinavase que o embrião humano começou a vida como um protozoário marinho, desenvolveuse em um ambiente aquático até se tornar um verme com um coração tubular, depois até ser um peixe com brânquias e um coração com duas câmaras, depois até ser um anfíbio com um coração com três câmaras e um rim mesonéfrico, e depois até ser um